Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4994
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, José Edson da | |
dc.date.accessioned | 2014-09-02T18:31:10Z | |
dc.date.available | 2014-09-02T18:31:10Z | |
dc.date.issued | 2014-09-02 | |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4994 | |
dc.description | SILVA, José Edson da. A Formação dos educadores(as) do Campo. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itabaiana, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante anos, o sistema educacional do Brasil é urbano, as políticas públicas foram elaboradas pensando na cidade e nos cidadãos urbanos, a cidade tem sido idealizada como um espaço civilizatório, de convívio e socialização, expressando uma dinâmica política, cultural e educativa. Essa visão da cidade carregou consigo uma ideia negativa de que o campo é um lugar atrasado e de tradicionalismo cultural, que causou assim um atraso também na Educação do Campo. Neste sentido apresentamos um estudo sobre a formação dos educadores do campo, desenvolvido a partir de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: A formação dos educadores que atuam no campo atende às especificidades do contexto no qual estão inseridos? Qual a contribuição e quais as fragilidades dessa formação?A partir desta questão, compreende-se o processo de formação dos educadores (as) do campo, refletindo sobre a contribuição e as fragilidades desse processo, considerando o contexto no qual esta se desenvolve. Este trabalho investigativo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo, qualitativa, que envolveu oito escolas e vinte professores do campo do município de Pilar, PB. Os principais teóricos nos quais foi fundamentado este estudo são: Miguel Gonzalez Arroyo (2007); Araújo (2011) e Caldart (2012).A formação dos educadores do campo foi uma das conquistas conseguidas pelos movimentos sociais do campo, que colocaram na política dos governos e diante da sociedade os direitos do povo do campo e a necessidade de urgência para que o Estado venha colocar em prática as políticas públicas que garantam esse direito. Através dessas políticas, os movimentos sociais vêm cobrando cursos de formação, em convênio com escolas normais e universidade, para que se formem educadores capacitados a atuar na especificidade social e cultural daqueles que vivem no campo.Chegamos assim à conclusão de que a formação dos educadores que lecionam no campo não atende às especificidades deste contexto, dificultando a implementação da proposta de educação do campo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Ana Célia Silva Menezes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação do educador | pt_BR |
dc.subject | Educação no Campo | pt_BR |
dc.title | A Formação dos educadores(as) do campo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PFD - José Edson da Silva.pdf | José Edson da Silva | 481.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.