Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4996
Título: Relação entre o sexo e os valores de professores da rede pública estadual de ensino
Autor(es): Moreira, Jansen Souza
Palavras-chave: Gênero
Professores
Sexo
Valores morais
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar as diferenças quanto ao perfil axiológico em função do sexo, em professores da rede pública estadual de ensino médio da cidade de Campina Grande (PB). Foi utilizado o Questionário de Valores Básicos – QVB, além de uma ficha sociodemográfica e um questionário aberto. A amostra foi composta por 253 professores em pleno exercício da função. Os resultados demonstraram maior média para os homens no valor sexualidade, enquanto as mulheres obtiveram maior média no valor religiosidade e na subfunção Normativa do QVB. As percepções subjetivas do trabalho também apontaram para um maior envolvimento delas em relação à família, religião e ao aspecto social no ambiente laboral. Conclui-se que, mesmo entre a categoria docente, mediadora de conhecimento, há a perpetuação de características estereotipadas da dicotomia entre os gêneros, o que ressalta a exigência de ampliação das reflexões sexistas não somente ao alunado, mas entre seus próprios orientadores, não somente como auxilio para uma educação para a diversidade, como também contribuindo na quebra progressiva de identidades estratificadas entre homens e mulheres, que só tendem a limitar o papel e a atuação de ambos, na sociedade.
Descrição: MOREIRA, J. S. Relação entre o sexo e os valores de professores da rede pública estadual de ensino. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4996
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jansen Souza Moreira.pdfJansen Souza Moreira336.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.