Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/500
Título: Dor lombar: Um estudo de prevalência
Autor(es): Aquino, Emília Karinni Luna de
Palavras-chave: Dor lombar
Lombalgia
Medicina preventiva
Coluna vertebral
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: A dor lombar é definida como uma dor regional anatomicamente distribuída entre o último arco costal e a prega glútea, frequentemente acompanhada por exacerbação e limitação de movimento, com etiologia variada. É uma patologia frequente e se situa entre as 20 queixas mais comuns para os que procuram serviços de saúde. Lombalgia por qualquer causa é considerada a terceira maior razão de internação hospitalar, a quinta maior causa de cirurgias e o principal fator de absenteísmo por problemas médicos, o que diminui a participação da força de trabalho. A prevalência anual de dor lombar é estimada entre 14 e 45%, com uma prevalência média de 30%. Objetivo: Determinar a prevalência de lombalgia em uma amostra da população de Campina Grande-PB. Metodologia: O estudo é descritivo do tipo transversal para avaliação da prevalência de dor lombar. Foram entrevistadas em visita domiciliar 336 pessoas residentes na área de abrangência das unidades básicas de saúde da família (UBSF) do município, que se dispusessem a fornecer as informações desejadas, por meio da aplicação de um questionário. Resultados: Dos 336 indivíduos, 133 sentiram dor lombar, prevalência de 39,6%. Os indivíduos sintomáticos tinham média de idade de 50 anos (± 16,7 anos), gênero feminino (90,2%), casados (54,9%), raça branca (50,4%) e realizavam trabalhos domésticos (50,4%). Conclusão: Os dados apontam para a necessidade de um programa de prevenção na nossa região com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.
Descrição: AQUINO, E. K. L. de. Dor lombar: Um estudo de prevalência. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/500
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emília Karinni Luna de Aquino.pdfEmília Karinni Luna de Aquino911.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.