Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5001
Título: Enucleação de um tumor odontogênico ceratocístico associado à eletrocauterização como terapia cirúrgica complementar – Ralato de caso
Autor(es): Isidoro, Romullo Thiago Medeiros
Palavras-chave: Tumor odontogênico
Cirurgia bucal
Terapia combinada
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: A partir de 2005, o até então Ceratocisto Odontogênico, passou a ser chamado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de Tumor Odontogênico Ceratocístico (TOC), devido ao seu comportamento agressivo e a sua alta taxa de recidiva, variando entre 2 a 60%. Dentre os tumores odontogênicos, ele apresenta uma prevalência de aproximadamente 35,8%, acometendo preferencialmente o sexo masculino, na faixa etária de dez a 40 anos de idade e com uma predileção pela região posterior e ramo da mandíbula, estando na maioria dos casos associado a um dente incluso. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi relatar um caso clínico de TOC na maxila, de uma paciente do sexo feminino, oito anos de idade, com sintomatologia dolorosa, notada a partir de uma assimetria facial decorrente de aumento de volume na região superior direita da maxila. Na radiografia panorâmica, observou-se uma área radiolúcida, unilocular, com margens bem definidas, que envolvia a parte cervical de um dente retido, causando deslocamento dos dentes vizinhos. Após a biopsia incisional da lesão, obteve-se o diagnóstico histopatológico de TOC. Com isso, realizou-se a enucleação do tumor e, em seguida, a eletrocauterização da loja cirúrgica, com a finalidade de se evitar recidivas da lesão. No momento a paciente encontra-se em proservação, sem sinais de recidiva da lesão, e realizando tratamento ortodôntico, para o reposicionamento dentário. Diante do exposto, destaca-se a importância do conhecimento sobre as características clinicas e radiográficas dos tumores odontogênicos, e da realização de uma biopsia incisional para um diagnóstico conclusivo e um planejamento cirúrgico adequado, evitando assim que a lesão progrida e resulte em maiores complicações para o paciente.
Descrição: ISIDORO, R. T. M. Enucleação de um tumor odontogênico ceratocístico associado à eletrocauterização como terapia cirúrgica complementar – Ralato de caso. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5001
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rômullo Thiago Medeiros Isidoro.pdfRômullo Thiago Medeiros Isidoro891.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.