Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5003
Título: Levantamento de risco e mapeamento de área em uma empresa de entregas de encomendas em Campina Grande – PB
Autor(es): Cabral, Aelson
Palavras-chave: Risco Ocupacional
Saúde do trabalhador
Prevenção de acidentes
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: A higiene e segurança no trabalho visa prevenir a saúde do trabalhador, diminuindo e até mesmo eliminados riscos ambientais e doenças ocupacionais. O seguinte trabalho de conclusão de curso, com base na higiene e segurança no trabalho, tem como objetivo fazer um levantamento dos riscos ambientais e mapeamento da área de uma empresa de entrega de encomendas em Campina Grande. Os riscos ambientais são classificados como químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e os riscos de acidentes de trabalho. Eles são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Os Riscos Físicos são efeitos gerados por máquinas, equipamentos e condições físicas. Os Riscos Químicos são representados pelas substâncias químicas que se encontram nas formas líquida, sólida e gasosa. Os riscos biológicos são aqueles causados por microorganismos. Riscos Ergonômicos ocorre quando há disfunção entre o indivíduo e seu posto de trabalho. Os riscos de acidentes ocorrem em função das condições físicas e tecnológicas, impróprias. Risco é a possibilidade de perigo, são simbolizados por círculos, tais círculos podem ser pequenos, médios ou grandes, de acordo com a gravidade do risco, devendo ser pintados com a cor correspondente do risco. Os riscos físicos de verde, os químicos de vermelho, os biológicos de marrom, os ergonômicos de amarelo e os riscos de acidente de azul. O mapa de risco é uma forma de representar graficamente os riscos ambientais existem nas dependências da empresa, devendo ser colocado em um local visível a todos. Em empresas que trabalham com entregas de encomendas os riscos mais frequentes são os riscos ergonômicos devido ao levantamento e manuseio de encomendas pesadas, risco de acidente através do tráfego e empilhadeiras aos descarregar os caminhões nos setores de carga e descarga, e riscos de incêndio, podendo prejudicar grandes parte ou até mesmo todas as mercadorias. Nessa Empresa de triagens e entregas de encomendas, foram feito treinamentos instruindo e educando seus colaboradores a se prevenir de acidentes, através de palestras, seminários ou panfletagens informativas, foi instalado extintores em áreas de riscos de incêndios e verificado a validade dos que já estavam instalados, comunicou-se ao setor irregularidades no funcionamento da empilhadeira, providenciando a manutenção da mesma, também foi feito alguns reajustes em instalações elétricas inadequadas. Assim, é de extrema importância a necessidade de analisar e mapear todos os riscos existentes na empresa, conscientizando todos os funcionários a zelar pela própria saúde, segurança e higiene no setor de trabalho.
Descrição: CABRAL, A. Levantamento de risco e mapeamento de área em uma empresa de entregas de encomendas em Campina Grande – PB. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5003
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aelson Cabral.pdfAelson Cabral809.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.