Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5010
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paiva, Cíntia Natielle Rodrigues dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T12:39:53Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T12:39:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 960 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5010 | - |
dc.description | PAIVA, C. N. R. dos S. Os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena: os marcos legais. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabemos que a educação no Brasil não se deu de forma igualitária em nenhum momento histórico. Ela sempre se mostrou uma prática destinada a uma elite dominante, perdurando até nos dias atuais. Após esforços de lideranças negras e indígenas, as políticas educacionais se flexionaram e gradativamente passaram a trazer a história e a cultura afro-brasileira e indígena para o currículo da educação básica. Isso pode ser verificado na LDB de 1996, nos PCN de 1997, na aprovação da Lei 10.639 de 2003, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana de 2004 e na Lei 11.645 de 2008. A partir deste contexto, este trabalho discute os marcos legais que garantem a implementação da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo da escola da educação básica, e por extensão a educação das relações étnico-raciais. O trabalho está dividido em duas partes: História da Educação no Brasil e História e Cultura Afro-brasileira, Africana e indígena: a lei e a realidade na sala de aula. Que mostram como se desenvolveu a educação no Brasil desde o período colonial até as reformas e mudanças educacionais dos séculos XIX, XX e XXI, em especial, aquelas voltadas para o reconhecimento e valorização das relações étnico-raciais em nosso país. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Waldeci Ferreira Chagas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | Os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena: os marcos legais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cíntia Natielle Rodrigues dos Santos Paiva.pdf | Cíntia Natielle Rodrigues dos Santos Paiva | 810.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.