Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5018
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Braz, Cristiano José de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T13:37:04Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T13:37:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5018 | - |
dc.description | BRAZ, C. J. de F. Instrução por colegas: apresentação de um método para o ensino. 2014. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, vive-se a era da informação instantânea. Todos em geral, mesmo no Brasil, estão possibilitados a sua obtenção. Todavia, verifica-se que o ensino de Ciências, especialmente, o de Física, apresenta inúmeros obstáculos para sua execução, não apenas estruturais ou financeiros. O aproveitamento do material conceitual, dos conteúdos propostos, em sala de aulas, é pouco compreendido pelos alunos. Os alunos não conseguem levar para suas realidades, fora da sala de aula, a compreensão às aplicações práticas do que é ensinado, devido à linguagem dos professores ou à linguagem dos livros didáticos. Esse trabalho teve como objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica realizada para mostrar os fundamentos para a eficiência do método Instrução por Colegas (IpC), para tanto apresenta-se uma descrição das teorias psicogenéticas de Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, as quais dão aporte teórico ao método do IpC. Pode-se concluir que: (1) a obtenção de bons resultados pelo uso do IpC é independente do perfil do instrutor; (2) a eficiência do método é demonstrado em diferentes níveis de ensino e de contexto escolares; (3) o método do IpC é baseado na zona de desenvolvimento proximal (ZDP), definida na teoria vygotskyana; (4) a escolha de qual instrumento a ser utilizado, como suporte para a aplicação do IpC, deve ser adaptada ao ambiente escolar, podendo ser tanto os clickers quanto os flashcards; (5) a aplicação do IpC, possibilita aos estudantes expressarem seu raciocínio, opinião e argumento; (6) o uso de textos prévios tende a ser um obstáculos, devido ao hábitos dos aluno não realizarem a leitura anterior às aulas; (7) a aplicação do IpC tende a ser favorável e estimulantes para professores e alunos, mas não deve ser aplicado constantemente, pois pode afetar o cronograma escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ana Raquel Pereira de Ataíde | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Instrução pelos colegas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.title | Instrução por colegas: apresentação de um método para o ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cristiano José de Farias Braz.pdf | Cristiano José de Farias Braz | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.