Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTruta, Juliana Sousa-
dc.date.accessioned2014-09-03T13:37:39Z-
dc.date.available2014-09-03T13:37:39Z-
dc.date.issued2014-09-03-
dc.identifier.otherCDD 363. 728-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5019-
dc.descriptionTRUTA, J. S. Gás carbônico: abordagem ambiental e conceitual no Ensino Médio. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAs novas tendências educacionais ressaltam a necessidade de compreensão dos problemas vivenciados pela sociedade em geral e, entre eles, os ambientais. Frente aos impactos ambientais que a natureza vem sofrendo, decorrentes de vários fatores naturais e da ação do homem, torna-se necessário que sejam realizadas orientações sobre o tema em estudo. Neste contexto, os PCNEM, buscam desenvolver competências que possibilitem uma visão de mundo atualizada, capacidade de compreensão dos problemas abordados pelos meios de comunicação e ação e a relação do ser humano com seu meio social e com as tecnologias. Na disciplina de Química, o efeito estufa é um dos problemas a ser considerado em função da ênfase que os meios de comunicação têm dedicado a ele. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar a capacidade de entendimento dos alunos do ensino médio acerca do conceito de gás carbônico, tema este amplamente divulgado e comentado nos dias atuais, como também uma abordagem ambiental, ressaltando as vantagens e desvantagens, para isso, foi feito um levantamento em livros, sites especializados e periódicos sobre o tema abordado. Assim, foi aplicado um questionário de 12 questões referente ao tema em duas turmas do 2º ano do ensino médio na rede estadual e particular com a intenção de avaliar o nível de entendimento do ensino aprendizagem dos alunos sobre o tema e como os PCNEM inserem suas competências e recomendações dentro da grade curricular do ensino médio. A amostra estudada foi constituída por 25 (vinte e cinco) alunos de cada instituição. Os resultados obtidos foram colocados em gráficos, onde se pode verificar um déficit na parte conceitual do tema. No entanto, houve uma boa resposta nas questões relacionadas aos conhecimentos biológicos, como também ambientais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vandeci Dias dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGás carbônicopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.titleGás carbônico: abordagem ambiental e conceitual no Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Sousa Truta.pdfJuliana Sousa Truta675.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.