Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/502
Título: Prevalência de lombalgia em pescadores do município de Coremas, Paraíba
Autor(es): Oliveira, Magno Markus Ferreira Formiga Gonçalves de
Palavras-chave: Lombalgia
Fisioterapia
Pescador
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: OBJETIVO: A lombalgia ocupacional apresenta etiologia multifatorial, destacando-se entre os fatores de risco trabalhar logos períodos de tempo sentado, ações de empurrar e puxar, e tarefas onde há vibração em todo o corpo. Esse estudo visa verificar a prevalência de lombalgia em pescadores registrados na Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-7 Saturnino Batista de Sousa, localizada no município de Coremas, Paraíba. MÉTODO: A amostra do tipo não probabilística definida por acessibilidade foi composta por 200 pescadores, de ambos os sexos, em exercício da função. Um questionário epidemiológico foi utilizado, adaptado da Quebec Back Pain Disability Scale, e os dados foram tabulados no aplicativo estatístico SPSS 19.0. Para associações, adotou-se nível de significância p<0,05. RESULTADOS: 149 pescadores participantes desta pesquisa (74.5%) apresentaram lombalgia. Foi verificada uma associação significativa entre grupo etário e presença de lombalgia em ambos os sexos, e entre tempo de trabalho e lombalgia entre os homens. CONCLUSÃO: Os pescadores apresentam alta prevalência de dor lombar.
Descrição: OLIVEIRA, M. M. F. F. G. de. Prevalência de lombalgia em pescadores do município de Coremas, Paraíba. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/502
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magno Markus Ferreira Formiga Gonçalves de Oliveira.pdfMagno Markus Ferreira Formiga Gonçalves de Oliveira531.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.