Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5021
Título: O Teorema do Valor Intermediário e aplicações
Autor(es): Sousa, José Jailson Xavier de
Palavras-chave: Teorema do Valor Intermediário
Espaços métricos
Funções
Polimônios
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: Começamos este trabalho com um pouco da história e das contribuições do matemático Bernard Placidus Johann Nepomuk Bolzano, entre suas obras a que mais ganhou destaque foi a prova puramente analítica do teorema que afirma que entre dois valores de sinais opostos existe pelo menos uma raiz real (Teorema do Valor Intermediário) e é justamente esse teorema que vamos utilizar fortemente com o objetivo de mostrar que todo polinômio de grau ímpar possui pelo menos uma raiz real. Para isto vamos falar um pouco sobre a topologia dos espaços métricos, com o intuito de definir conjuntos abertos e fechados tendo em vista que iremos precisar desses conceitos para mais adiante fazer um estudo dos conjuntos conexos e assim provar o teorema que fundamenta todo o nosso trabalho. Logo em seguida vamos observar detalhadamente as funções contínuas e ainda dentro desse estudo vamos tecer um breve comentário a respeito dos polinômios, apresentando a definição, o valor numérico e as raízes de um polinômio, que são partes essenciais do nosso trabalho. E por fim vamos ao estudo dos conjuntos conexos, com os conceitos mais importantes, as definições, algumas proposições sobre conexos e aqui está presente o Teorema do Valor Intermediário, onde concentra-se toda a desenvoltura do trabalho.
Descrição: SOUSA, J. J. X. de. O Teorema do Valor Intermediário e aplicações. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5021
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Jailson Xavier de Sousa.pdfJosé Jailson Xavier de Sousa2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.