Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5022
Título: Situação do efetivo de equídeos no semiárido brasileiro (2004 – 2010)
Autor(es): Gomes, Luana Priscilla Barbosa
Palavras-chave: Região Nordeste
Muares
Asininos
Equinos
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: A própria história do Nordeste mostra que as principais espécies de equídeos: Equínos (Equus caballus), os Asininos (Equus asinus) e os Muares tiveram seu papel importante no desenvolvimento da região, mesmo que em um clima pouco favorável. Inicialmente foram utilizados como único meio de transporte, foram inseridos posteriormente na lida com o gado, bem como trabalhos com sela, carga e tração devido a sua grande resistência e rusticidade. Além dessas utilidades os equídeos apresentam uma forte inter-relação com setores ligados ao lazer, à cultura, ao esporte e ao ecoturismo. Estudos anteriores apontam uma clara tendência de diminuição do efetivo desses animais. O presente estudo foi realizado objetivando caracterizar a situação populacional dos equídeos (equinos, asininos e muares) no Semiárido brasileiro, e elencar os possíveis motivos que levam a variação deste efetivo. Para isto tomou-se como amostra os municípios dos estados brasileiros que são abrangidos pelo clima Semiárido sendo eles: Paraíba, Pernambuco, Ceará, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas e Minas Gerais nos anos de 2004 e 2010. Para isto foram obtidos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Observou-se que as espécies de equídeos em estudo vêm sofrendo perdas no seu efetivo no período estudado, sendo o decréscimo mais acentuado entre os asininos. Verificou-se ainda que as perdas foram mais acentuadas nas tropas referentes ao Estado do Piauí, já que o mesmo apresentou um decréscimo significante totalizando quase 33% a menos no efetivo de equídeos entre os anos de 2004 e 2010. Esse estudo possibilita o acesso a informações importantes para o diagnóstico de problemas que interferem na variação do efetivo de equídeos nessa região e permite ter um embasamento prático para o planejamento de programas de preservação dessas espécies.
Descrição: GOMES, L. P. B. Situação do efetivo de equídeos no semiárido brasileiro (2004-2010). 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5022
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Priscilla Barbosa Gomes.pdfLuana Priscilla Barbosa Gomes1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.