Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5023
Título: Variação diurnal e ontogenética da dieta de duas espécies de linguados simpátricos em uma planície de maré tropical no estuário do rio Mamanguape, PB
Autor(es): Nery, Gleydson Kleyton Moura
Palavras-chave: Ecologia alimentar
Linguados
Partição alimentar
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: As planícies de maré, localizadas no interior dos estuários, são ambientes costeiros de baixa energia que desempenham diversas funções ecológicas, dentre elas condições para reprodução, alimentação e proteção da fauna marinha e dulcícola. Um dos grupos de destaque nesses ambientes são os peixes da ordem Pleuronectiformes, comumente conhecidos como linguados. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo analisar a composição alimentar dentro da variação diurnal e ontogenética de duas espécies de linguados (Citharichthys macrops e Citharichthys spilopterus) numa planície de maré tropical do rio Mamanguape (Paraíba, Brasil). As amostragens foram do tipo arrasto de praia, padronizadas em três repetições e feitas paralelamente à linha da costa, nos turnos diurnos e noturnos. Foi verificado ainda um total de 123 estômagos para C. macrops e 63 estômagos para C. spilopterus, onde analisados seus itens alimentares foram registrados como principais Teleostei, Calanoida, Cyclopodia, Penaeidae e Brachyura. Temporalmente foi verificada uma variação diurnal da dieta, onde as espécies apresentaram uma partição dos itens alimentares durante os turnos. Os maiores valores do índice de repleção e maior proporção de itens frescos foram ingeridos durante o dia. Para o período da noite foi observado uma menor ingestão de itens, sendo assim considerado um período de repouso. Outro aspecto evidenciado foi à partição entre as classes de tamanhos, acompanhado com o desenvolvimento das características morfológicas. Os resultados evidenciam que as espécies de linguados apresentam nichos ecológicos semelhantes e utilizaram como mecanismo de partição alimentar a variação durante o ciclo diurnal. Dessa forma, foi concluído que estas espécies apresentam comportamento carnívoro, com partição alimentar baseada na variação diurnal, onde para estes peixes foi verificado como período de maior atividade o diurno e de repouso o período noturno, da mesma forma que foi observado que as características morfológicas ao longo do desenvolvimento dos indivíduos influenciam e servem como estratégia para evitar competição.
Descrição: NERY, G. K. M. Variação diurnal e ontogenética da dieta de duas espécies de linguados simpátricos em uma planície de maré tropical no estuário do rio Mamanguape, PB. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5023
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gleydson Kleyton Moura Nery.pdfGleydson Kleyton Moura Nery912.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.