Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5024
Título: Estrutura da comunidade de moluscos associados a bancos de ostras em um estuário hipersalino
Autor(es): Oliveira, Jacicleide Macedo
Palavras-chave: Mollusca
Estuário
Salinidade
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: Bancos naturais de ostras podem aumentar significativamente a complexidade do habitat estuarino, provendo espaço, refúgio, heterogeneidade e proteção para muitos organismos. Estudos existentes com foco em bancos de ostras intertidais sugerem que estes fornecem habitat para diversas espécies de invertebrados e peixes. O presente trabalho analisou a estrutura da comunidade de moluscos associada a bancos naturais de ostras do estuário do Rio Tubarão, litoral setentrional do Rio Grande do Norte. Foi analisada a abundância, frequência de ocorrência, riqueza e diversidade de espécies entre três diferentes bancos e avaliada a influência da salinidade e temperatura na distribuição dos moluscos. Amostras de cada um dos três bancos estudados foram obtidas no período seco e chuvoso por meio de amostradores de 20 x 20 cm ao longo de transectos lineares. Em laboratório, as amostras foram processadas e a malacofauna associada foi triada, quantificada e identificada ao menor nível taxonômico possível. Foram registrados 2.896 indivíduos de moluscos distribuídos em 75 espécies representadas por 36 famílias e 57 gêneros. A Classe Gastropoda apresentou 63 espécies dentro de 29 famílias, enquanto Bivalvia apresentou 12 espécies em 7 famílias, e apenas uma espécie foi referida para a classe Polbyplacophora. Em relação à abundância de indivíduos entre os períodos sazonais de seca e chuva, observou-se que o período chuvoso apresentou um maior número de indivíduos. Com relação aos descritores ecológicos analisados, observou-se que, no período chuvoso, o banco 3 obteve um maior número de espécies (S=48) e um maior número de indivíduos (N= 679), consequentemente ele mostrou maior riqueza de espécies de Margalef (d=7,208) e diversidade de ShannonWiener (H’=2,898). Quanto à malacofauna associada, os bancos 1 e 2 foram mais semelhantes, sendo Caecum ryssotitum uma das espécies que mais contribuíram. A salinidade e temperatura são fatores estruturadores da comunidade de moluscos no estuário do Rio Tubarão, estando a maior abundância, riqueza e diversidade relacionadas aos maiores valores de salinidade e temperatura. Fica evidente a importância destes ambientes para o estabelecimento de espécies que necessitam de substrato consolidado para sua fixação como Brachidontes exustus, Isognomom bicolor e Sphenia fragilis, que são componentes típicos dos habitats estuarinos. Bancos de ostras formam um importante componente para a comunidade de moluscos no ambiente estuarino, pois eles servem de substrato para diversas espécies de moluscos, estando muitos deles na fase juvenil de seu desenvolvimento.
Descrição: OLIVEIRA, J. M. Estrutura da comunidade de moluscos associados a bancos de ostras em um estuário hipersalino. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5024
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacicleide Macedo Oliveira.pdfJacicleide Macedo Oliveira1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.