Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5027
Título: Apropriação do conceito de campo magnético a partir do experimento histórico de Oersted: um estudo de caso
Autor(es): Freitas, Bismarck de Araújo
Palavras-chave: Ensino de Física
História da Ciência
Eletromagnetismo
Experimento de Oersted
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: O presente trabalho tem como principal finalidade investigar a importância do uso do experimento histórico de Oersted, durante as aulas de eletromagnetismo na turma do terceiro ano do Ensino Médio, composta por dez alunos, na Escola Estadual Dep. Álvaro Gaudêncio, na cidade de Campina Grande, PB, na compreensão do conceito de campo magnético. Nossa pesquisa é do tipo qualitativa, na qual realizamos um levantamento histórico, gerando nossa fundamentação teórica. A partir dessa fundamentação e de uma revisão literária acentuada, realizamos um levantamento de concepções iniciais dos alunos envolvidos no processo, através de um pré-teste, no sentido de identificar que tipo de argumento os alunos usam para conceituar campo magnético. Esse teste inicial terminou por guiar nossas futuras intervenções. Após a realização das oficinas, um pós-teste foi aplicado no sentido de confirmar ou não se associar uma abordagem histórica ao seu experimento, propiciam uma compreensão mais próxima da realidade científica ou menos fragmentada, humanizando a forma tradicional com que alguns assuntos são inseridos na vida dos estudantes.
Descrição: FREITAS, B. de A. Apropriação do conceito de campo magnético a partir do experimento histórico de Oersted: um estudo de caso. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5027
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bismarck de Araújo Freitas.pdfBismarck de Araújo Freitas938.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.