Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5029
Título: Condições de manejo de sistemas de captação de água de chuva armazenada em cisternas de comunidades rurais do sertão paraibano
Autor(es): Araújo, Bruno Freire
Palavras-chave: Água pluvial
Manejo de cisternas
Água - qualidade
Programa um milhão de cisternas
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: A região semiárida nordestina é a mais chuvosa do planeta em comparação com outros locais com características climáticas semiáridas, porém a elevada evapotranspiração e a irregularidade das chuvas são suas características mais marcantes, gerando um cenário de déficit hídrico. Como forma de mitigar os efeitos dessa escassez de água no semiárido, está sendo disseminado o uso de sistemas de captação de água de chuvas por meio das cisternas de placas, idealizado pela Articulação do Semiárido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Este programa tem o intuito de satisfazer as necessidades básicas de água de boa qualidade para beber, higiene pessoal básica e cozinhar. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as condições de manejo de sistemas de captação e armazenamento de água de chuva em cisternas do “Programa Um Milhão de Cisternas – P1MC”. O estudo foi realizado em duas comunidades e dois assentamentos da reforma agrária no sertão paraibano, e teve também entre seus objetivos conhecer as condições socioeconômicas e de higiene das famílias usuárias e verificar quais desses fatores interferem na qualidade da água armazenada. Outra questão estudada se refere a percepção e/ou concepção das famílias sobre o binômio qualidade da água/saúde. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas com as famílias. Os resultados mostraram descuido na manutenção dos sistemas de tubulações que conduzem a água (dutos) e das cisternas (rachaduras, tampas quebradas, uso de baldes amarrados a cordas com higiene deficiente para retirar a água), assim como o manejo pouco higiênico da água. Houve escassa relação entre renda e nível de educação formal das famílias e destas com a forma de manejo dos sistemas de captação e armazenamento de água nas cisternas. Em todas as famílias faltavam informações precisas sobre a manutenção e usos corretos das cisternas. A principal causa reside no modelo de transferência da tecnologia de manejo e de manutenção dos sistemas, que se caracteriza por ser unidirecional, dos líderes para os usuários, sem levar em consideração os saberes étnicos e os valores locais, apresentando como resultado um quadro de baixa apropriação de conhecimento, em especial dos cuidados relativos à qualidade da água. Entretanto pôde-se observar que houve algumas melhorias na qualidade de vida das famílias que usam as águas das cisternas, em especial nas mulheres, que tem a vantagem de ter água no quintal, não precisando buscá-la a vários quilômetros de distância e usar o tempo ganho no lar, no cuidado das crianças e na sua própria educação formal, assim como menos casos de diarreias nas comunidades, entre outros.
Descrição: ARAÚJO, B. F. Condições de manejo de sistemas de captação de água de chuva armazenada em cisternas de comunidades rurais do sertão paraibano. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5029
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Freire Araújo.pdfBruno Freire Araújo1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.