Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5030
Título: As famílias Bromeliaceae A. Juss. e Orchidaceae A. Juss. em afloramentos rochosos do agreste paraibano, Nordeste do Brasil
Autor(es): Silva, Thaynara de Sousa
Palavras-chave: Flora paraibana
Monocotiledôneas
Taxonomia
Semiárido brasileiro
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: Os afloramentos rochosos são feições geomorfológicas comuns no estado da Paraíba, Nordeste do Brasil, destacando-se por apresentarem uma expressiva diversidade florística. As famílias Bromeliaceae A.Juss. e Orchidaceae A.Juss. possuem elevada representatividade em regiões tropicais, destacando-se também na composição florística desses ambientes. Apesar disto, estudos taxonômicos enfocando tais famílias, inclusive, em afloramentos rochosos ainda são incipientes, especialmente no nordeste brasileiro. Este estudo engloba o levantamento taxonômico de Bromeliaceae e Orchidaceae em dois afloramentos rochosos situados nos municípios de Pocinhos e Puxinanã, Mesorregião do Agreste da Paraíba, visando contribuir para o melhor conhecimento da riqueza de ambas as famílias em formações rochosas, sobremaneira no Estado. Foram realizadas coletas quinzenais no período de Dezembro/2012 a Dezembro/2013 para obtenção de espécimes em estádo reprodutivo (flores e ou frutos) e analisadas exsicatas depositadas nos principais acervos da Paraíba: EAN e JPB. As amostras obtidas em campo foram herborizadas e incorporadas ao acervo do Herbário Manuel de Arruda Câmara (ACAM), Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As identificações foram fundamentadas em literatura especializada. Na área de estudo, foram registradas 16 espécies; sendo dez pertencentes a Bromeliaceae e seis a Orchidaceae. Os gêneros mais representativos foram: Tillandsia (04 spp.) e Hohenbergia (02 spp.) – Bromeliaceae - e Cyrtopodium (02 spp.) - Orchidaceae. Os demais gêneros registrados na área de estudo encontram-se representados por uma espécie cada, sendo eles: Bromelia, Encholirium, Neoglaziovia e Orthophytum (Bromeliaceae); Acianthera, Brassavola, Habenaria e Prescottia (Orchidaceae). Foram elaboradas chaves para o reconhecimento das espécies de cada uma das famílias bem como descrições taxonômicas e ilustrações. Também são apresentados dados de distribuição, habitat, floração e frutificação para cada espécie.
Descrição: SILVA, T. de S. As famílias Bromeliaceae A. Juss. e Orchidaceae A. Juss. em afloramentos rochosos do agreste paraibano, Nordeste do Brasil. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5030
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaynara de Sousa Silva.pdfThaynara de Sousa Silva2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.