Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCezário, Janaína Aparecida-
dc.date.accessioned2014-09-03T13:48:31Z-
dc.date.available2014-09-03T13:48:31Z-
dc.date.issued2014-09-03-
dc.identifier.otherCDD 371. 12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5037-
dc.descriptionCEZÁRIO, J. A. O ensino da Estatística na formação inicial do professor de Matemática da UEPB de Campina Grande. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA Estatística é uma ciência que se trabalha com análise de dados, interpretação, coleta e organização dos dados necessários para se realizar uma pesquisa ou trabalhar com um conceito ligada a prática do cotidiano. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) o ensino da Estatística deve ser trabalhado junto à disciplina de Matemática em todo o ensino básico, por esta razão o ensino da Estatística na formação inicial do Professor de Matemática é de extrema importância para que o mesmo esteja preparado para lecionar esses conteúdos em sua aula de Matemática. O objetivo geral dessa nossa pesquisa é trazer uma reflexão de como está o ensino da disciplina de Estatística e probabilidade na licenciatura em Matemática da UEPB em Campina Grande. Esta pesquisa tem como objetivos específicos Identificar nas Diretrizes Curriculares Nacionais a estrutura para o curso de Licenciatura em Matemática e verificar como está sendo o ensino da Estatística no curso de Licenciatura em Matemática da UEPB de Campina Grande; Identificar o que os Parâmetros Curriculares Nacionais e a OCEM apontam para o ensino da Estatística na Educação Básica; Identificar através de questionários como os alunos e ex- alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB como concebem o ensino da Estatística. A metodologia e a pesquisa foram realizadas entre os meses de maio e junho de 2014. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários evidenciam a falta de preparo para o ensino da Estatística por parte dos futuros professores, a baixa carga horária e a maneira que se é conduzida a disciplina no curso não oferece o suporte necessário para o ensino da Estatística nas aulas de Matemática no ensino básico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Maria de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de Estatísticapt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.titleO ensino da Estatística na formação inicial do professor de Matemática da UEPB de Campina Grandept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína Aparecida Cezário.pdfJanaína Aparecida Cezário1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.