Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/504
Título: Avaliação da propriocepção no equilíbrio de pessoas com deficiência visual pós intervenção fisioterapêutica
Autor(es): Felizardo, Thiago Emanuel de Araújo
Palavras-chave: Treinamento proprioceptivo
Cinestesia
Pessoas portadoras de necessidades especiais
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: A visão, em consonância com o sistema proprioceptivo atuam de forma significativa na preservação do equilíbrio. Nos indivíduos com deficiência visual, o corpo poderá apresentar alterações posturais, sendo necessário mecanismos compensatórios que, por sua vez, podem ser otimizados com o treinamento proprioceptivo. O presente artigo buscou avaliar a propriocepção no equilíbrio de pessoas com deficiência visual pós intervenção fisioterapêutica. Tratou-se de um estudo do tipo analítico, descritivo, longitudinal, realizado no Instituto dos Cegos de Campina Grande/PB com uma amostra de 8 deficientes visuais, sendo 4 do grupo controle (praticantes e ex praticantes de atividade física) e 4 do grupo experimental (sedentários). Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário de identificação geral, a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), o teste de apoio unipodal (TAU) e o teste de marcha anterior e posterior (TMAP). Os dados foram analisados estatisticamente de forma descritiva simples, com apresentação de médias, desvio padrão e freqüências relativas e absolutas. Os resultados demonstraram que na EEB os indivíduos do grupo experimental obtiveram um aumento da média dos escores de 49,75 (± 2,75) para 53, 75 (± 1,89) após a intervenção; no TAU a média do tempo subiu de 4,2 para 18,75 segundos e no TMAP houve redução da média do tempo no deslocamento anterior de 120,7 para 54,61 segundos e no deslocamento posterior de 100,89 para 53,18 segundos; entretanto, na análise comparativa dos dados da reavaliação do grupo experimental com o grupo controle, observou-se valores inferiores em todos os testes aplicados do grupo experimental em relação ao grupo controle. Concluiu-se que a atividade física é fator essencial para a obtenção de um bom controle postural, assim como a adesão à intervenção fisioterapêutica direcionada ao treinamento proprioceptivo.
Descrição: FELIZARDO, T. E. de A. Avaliação da propriocepção no equilíbrio de pessoas com deficiência visual pós intervenção fisioterapêutica. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/504
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Emanuel de Araújo Felizardo.pdfThiago Emanuel de Araújo Felizardo665.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.