Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5041
Título: Níveis séricos de ferro em mulheres hipertensas com ou sem Diabetes mellitus
Autor(es): Felix, Danielle dos Santos
Palavras-chave: Anemia ferropriva
Ferro sérico
Hipertensão
Saúde da mulher
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: Objetivou-se com este estudo avaliar os níveis séricos de ferro em mulheres hipertensas com ou sem diabetes. Realizou-se um estudo transversal com abordagem quantitativa, desenvolvido no Serviço Municipal de Saúde de Campina Grande - PB, no período de maio a agosto de 2013. Participaram mulheres hipertensas com ou sem DM, com idade acima de 40 anos. Foram realizadas avaliações hematológicas, bioquímicas e da pressão arterial. Entre as 49 pacientes estudadas, a média de idade foi de 65±8 anos. A presença de anemia foi observada em 3 pacientes, onde só uma foi classificada como anemia ferropriva. Não houve correlação significativa entre níveis séricos de ferro e pressão arterial, bem como entre os níveis de ferro e a presença de DM. No entanto, correlacionando os níveis dos parâmetros que avaliaram o metabolismo do ferro entre si, observou-se significativa correlação, mostrando, em alguns casos, uma associação compatível com os elos da cadeia metabólica que compreendem o ciclo do ferro. Faz-se necessária a realização de um estudo longitudinal com um maior número de pacientes hipertensos com ou sem diabetes e em faixas etárias distintas para que se obtenha uma visão mais abrangente sobre uma possível influência da anemia ferropriva.
Descrição: FELIX, D. dos S. Níveis séricos de ferro em mulheres hipertensas com ou sem Diabetes mellitus. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5041
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle dos Santos Felix.pdfDanielle dos Santos Felix751.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.