Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5042
Título: Efeitos da secagem sobre o rendimento de flavonóides contidos nas folhas de Eucalyptus citriodora Hook
Autor(es): Silva, Renato Wagner da
Palavras-chave: Flavonóides
Plantas medicinais
Eucalipto
Fitoterapia
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: A flora medicinal se constitui num arsenal terapêutico. A publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) recomenda a implantação e implementação de ações e de serviços no SUS, o que inclui a fitoterapia (BARROS, 2006). O presente estudo objetiva avaliar o rendimento de flavonóides das folhas do Eucalipto (Eucalyptus citriodora HooK) através da técnica de secagem em Estufa com Circulação de ar. Foi realizada a coleta no horto e identificação das folhas do Eucalipto em agosto de 2012, no Herbário Manuel Arruda Câmara (ACAM), na UEPB. Realizou-se a secagem em estufa com circulação de ar, adotando um planejamento fatorial 2 2 . O estabelecimento da matriz experimental foi realizado em função de duas variáveis de entrada, temperatura ( o C) e tempo de secagem (min), como resposta, se apresenta o rendimento de flavonóides em diferentes condições de processamento do vegetal. As amostras foram maceradas e extraídas para, posteriormente, serem doseadas com auxílio de espectrofotômetro no comprimento de onda de 425 nm, como descreve o método de Souza (1997). Com os dados referentes à determinação do teor de flavonóides, foram elaborados gráficos utilizando o Programa Statistic 7.0. As variáveis de entrada influenciaram no teor de flavonóides contido nas folhas do Eucalipto. A técnica de secagem em estufa com circulação de ar se apresentou satisfatório quanto ao rendimento de flavonóides. A intensificação das pesquisas com plantas medicinais e seus constituintes é fundamental para garantir a segurança e o uso racional dos fitoterápicos.
Descrição: SILVA, R. W. da. Efeitos da secagem sobre o rendimento de flavonóides contidos nas folhas de Eucalyptus citriodora Hook. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5042
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renato Wagner da Silva.pdfRenato Wagner da Silva314.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.