Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5045
Título: Qualidade de vida dos usuários da Escola de Postura da UEPB
Autor(es): Amorim, Thalles Palmeira de Lucena
Palavras-chave: Qualidade de vida
Clínica Escola de Fisioterapia
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
SF - 36
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: Com o estilo de vida do mundo moderno, a Qualidade de Vida (QV) da população tem estado em risco, sendo uma preocupação crescente na sociedade atual e de interesse de diversas áreas das ciências. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define QV como a percepção do indivíduo em relação à sua posição na vida, de um completo bem estar físico, mental e social. Grande número de instrumentos, técnicas e métodos tem sido propostos para avaliar e mensurar a QV; um deles é o “Short Form Health Survey” (SF–36). Assim, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar a qualidade de vida de usuários da Escola de Posturas da Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Caracterizou-se como um estudo transversal, descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa. Foi utilizado o questionário ora já mencionado para a coleta de dados e sua análise foi através da estatística descritiva simples. Os resultados apontaram uma predominância de mulheres (85,3%) em relação aos homens (14,7%); a maioria dos participantes possuía mais de 12 anos de estudo (66,7%). Quanto à caracterização da qualidade de vida através do SF-36, esta obteve uma média de 64,61 pontos sendo considerada boa. Conclui-se que os usuários da Escola de Postura da UEPB possui QV acima da média, embora alguns domínios tenham apresentado escores abaixo de 50.
Descrição: AMORIM, T. P. de L. Qualidade de vida dos usuários da Escola de Postura da UEPB. 2013. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5045
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thalles Palmeira de Lucena Amorim.pdfThalles Palmeira de Lucena Amorim485.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.