Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5051
Título: | Educação inclusiva no Brasil: Contexto histórico e contemporaneidade |
Autor(es): | Souto, Maricélia Tomáz de |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Políticas Públicas Educacionais Declaração de Salamanca |
Data do documento: | 3-Set-2014 |
Resumo: | Observa-se que nas ultimas décadas, especialmente a partir da década de 90, muito se tem debatido sobre um Sistema Educacional Inclusivo, nas esferas política, cultural, social e pedagógica, em prol do direito de todos a uma educação inclusiva de qualidade. No Brasil a Educação Inclusiva somente começou a fundamentar-se a partir da Conferência Mundial de Educação Especial em 1994, quando foi proclamada a Declaração de Salamanca que passou a considerar a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais em classes regulares como a forma mais avançada de democratização das oportunidades educacionais. No entanto, apenas no decorrer dos anos 2000 é que foi implantada uma politica denominada “Educação Inclusiva”. Diante desse contexto, o presente trabalho monográfico buscou desenvolver o tema Educação Inclusiva no Brasil, tendo por objetivo geral analisar Políticas Públicas Educacionais em busca de elementos para a construção de um quadro referencial acerca da Educação Inclusiva no Brasil dos anos 1990 até à contemporaneidade. Utilizou-se como procedimento metodológico o analíticodescritivo, devido à exigência do objeto de estudo em tela, e como técnica, a pesquisa bibliográfica – exploratória. O instrumento de coleta de dados utilizado neste estudo foi à análise de conteúdo. Os resultados obtidos com este estudo deixaram claro que mesmo com a implantação de diversas políticas públicas referente ao tema em questão, a Educação Inclusiva de modo geral ainda é um desafio tanto para gestores públicos quanto para os demais atores do processo de escolarização, nos dias atuais. |
Descrição: | SOUTO, M. T. de. Educação inclusiva no Brasil: Contexto histórico e contemporaneidade. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5051 |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maricélia Tomáz de Souto.pdf | Maricélia Tomáz de Souto | 629.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.