Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Bruna Tayane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T13:59:30Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T13:59:30Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 540. 7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5052 | - |
dc.description | LIMA, B. T. da S. Ensino de Química baseado no uso da experimentação formal e digital no Ensino Médio. 2014. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A necessidade de melhorar a educação básica a partir de novas estratégias metodológicas tem sido uma situação notória no ensino de química. As dificuldades encontradas dentro e fora da sala de aula, como a falta de interesse e de motivação de alunos e professores, a dificuldade de compreensão dos conteúdos pelos discentes tem levado pesquisadores a pensar em incorporar novas metodologias de ensino e de aprendizagem. A Química é uma ciência cujos saberes estão intimamente relacionados a prática de atividade experimentais, que visa tornar menos abstrato e de difícil compreensão os conteúdos científicos. Isso justifica a necessidade de se manter uma relação entre a teoria e a prática na abordagem de seus conteúdos, a fim de facilitar a compreensão dos fenômenos químicos. Nesse propósito, buscou-se nesse trabalho investigar os impactos do uso da experimentação formal no laboratório de química e, de uma forma inovadora, complementar estas atividades com o uso de um laboratório digital de química. Trata-se de uma análise exploratório (estudo de caso) de natureza quali-quantitativa, onde os experimentos foram trabalhados com alunos da 1ª série do Ensino Médio em uma escola pública situada na cidade de Campina Grande/PB. Os dados relativos à aceitação e avaliação desta metodologia por parte dos alunos EM e professores foram levantados por meio de questionários e anotações. Com base nos resultados obtidos pode-se verificar que as estratégias utilizadas se mostraram de eficientes sendo, portanto, uma ótima alternativa para a superação alguns de problemas no processo de ensino e aprendizagem de Química. Observou-se, sobretudo uma contribuição significativa na compreensão dos conteúdos pelos alunos, levando estes a atuarem como iniciantes em investigações científicas, com atitudes interativas e colaborativas com seus colegas e professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Antônio Nóbrega de Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Laboratório digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Ensino de Química baseado no uso da experimentação formal e digital no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Bruna Tayane da Silva Lima.pdf | Bruna Tayane da Silva Lima | 2.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.