Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5053
Título: Plantas medicinais utilizadas por usuários de uma Unidade Básica de Saúde em Campina Grande – PB
Autor(es): Santos, Janaína Hilário dos
Palavras-chave: Etnobotânica
Fitoterapia
Plantas medicinais
Medicina popular
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: As plantas medicinais são muito requeridas entre a população, principalmente nas comunidades de baixa renda e zona rural, que nem sempre tem acesso aos medicamentos sintéticos. O uso tradicional dessas ervas através da fitoterapia representa um tratamento eficiente, fácil de ser encontrado e com o mínimo de custos e é por estes motivos que elas são cada vez mais utilizadas como tratamento principal ou completar. Considerando a intensa utilização das plantas medicinais no Brasil e a sua relevância para manutenção da saúde de várias comunidades, torna-se evidente o aumento do interesse da enfermagem neste tema, na medida em que é detectada a confiança da população sobre seu efeito e a extensão de sua indicação. Dessa forma, objetivou-se avaliar o uso de plantas medicinais por usuários de uma Unidade Básica de Saúde do bairro Tambor, no município de Campina Grande/PB. Para tal, foram entrevistados 100 usuários de uma Unidade Básica de Saúde localizada no bairro Tambor, na cidade de Campina Grande/PB, utilizando-se um questionário semiestruturado com perguntas relativas à utilização e conhecimento sobre plantas medicinais. Todos os entrevistados afirmaram terem conhecimento de que as plantas podem ser utilizadas como remédio, sendo que 96% já fizeram uso de alguma planta com fins medicinais. As famílias mais representativas foram a Labiatae, Asteraceae, Fabaceae, Rutaceae, Euphorbiaceae e Myrtaceae. As plantas mais citadas durante as entrevistas foram boldo (Peumus boldus Molina), romã (Punica granatum L.), erva-cidreira (Melissa officinalis L.), capim-santo (Cymbopogon citratus Stapf.), mastruz (Chenopodium ambrosioides L.), erva-doce (Foeniculum vulgare Mill.), cajueiro-roxo (Anacarduim occidentale L.), abacaxi (Ananas comosus L.) e eucalipto (Eucalyptus globulus Labill.). Os participantes da pesquisa apresentam um conhecimento abrangente sobre o uso das plantas medicinais, além de possuir interesse em participar de um trabalho educativo sobre o tema. A orientação do enfermeiro sobre o uso racional das plantas medicinais, aliado ao conhecimento dos usuários, melhoraria a eficiência da fitoterapia.
Descrição: SANTOS, J. H. dos. Plantas medicinais utilizadas por usuários de uma Unidade Básica de Saúde em Campina Grande – PB. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5053
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína Hilário dos Santos.pdfJanaína Hilário dos Santos1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.