Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5054
Título: Caracterização dos estudos sobre úlceras por pressão em Unidade de Terapia Intensiva: revisão bibliográfica
Autor(es): Santos, Atália Marisa da Silva
Palavras-chave: Úlcera por pressão
Unidade de Terapia Intensiva
Assistência de enfermagem
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: As úlceras por pressão representam grande problema de saúde, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva. O estudo teve como objetivo caracterizar as pesquisas relacionadas às úlceras por pressão em unidade de terapia intensiva e fazer uma análise crítica sobre o tema. Como método, foi elaborada uma revisão bibliográfica através da busca de artigos, coletados no período de novembro de 2013 a junho de 2014, nos portais eletrônicos como Google Acadêmico, na base de dado periódico Scielo, que foram publicados no período de 2009-2014. Pode-se analisar que é elevado o número de pacientes acometidos pelas úlceras por pressão, principalmente os idosos, internos a mais dias. Essas podem comprometer várias regiões do corpo, com estadiamento I e II, riscos moderados e graves, principalmente nos casos de doenças de base cardiovasculares e neurológicas. Os profissionais de enfermagem não utilizam de protocolos e não fazem uso da Sistematização da Assistência de Enfermagem para cuidar desses pacientes, desencadeando alto custo para a instituição de saúde. Existem diversos produtos a serem utilizados para o tratamento, mas é primordial a prevenção. A equipe assistencial e principalmente a enfermagem, deve ter conhecimento dos fatores de risco para o desenvolvimento dessas feridas, realize medidas preventivas, conheça os tipos de tratamentos, faça uso da SAE e de protocolos existentes ou a serem elaborados. Como também, reconheça as limitações que estão relacionadas à este aspecto e estimule o desenvolvimento de pesquisas com evidências clínicas que subsidiem a prática profissional, pois são poucos os estudos em nosso país relacionados à essa temática.
Descrição: SANTOS, A. M. da S. Caracterização dos estudos sobre úlceras por pressão em Unidade de Terapia Intensiva: revisão bibliográfica. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5054
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Atália Marisa da Silva Santos.pdfAtália Marisa da Silva Santos238.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.