Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5055
Título: Educação ambiental aplicada à qualidade da água para consumo humano na zona rural de Lagoa Seca – PB
Autor(es): Rocha, Marco Antonio de Araújo
Palavras-chave: Água
Recursos hídricos
Preservação da água
Educação ambiental
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: Recurso natural essencial à vida, a água constitui um bem precioso, inestimável e insubstituível. Obtê-la em quantidade e qualidade adequadas representa não só a manutenção da vida, mas a garantia de nossa saúde. Se por um lado a maior parte do planeta é composta por água, em algumas regiões há escassez desse líquido. Esse é o caso do Nordeste brasileiro, mais precisamente a região conhecida como Polígono das Secas. Situada na zona semi-árida, apresenta um regime de chuvas irregular, com precipitações pluviométricas num curto período de três meses, permanecendo temperaturas elevadas e ocorrendo a falta d’água durante o maior período do ano, apesar de o Brasil possuir as maiores reservas de água doce do mundo. Neste sentido, o presente trabalho se direciona, procurando avaliar através dos parâmetros químicos, físicos e microbiológicos a qualidade da água utilizada para o consumo humano na zona rural da cidade de Lagoa Seca-PB, localizada no semi-árido nordestino. As atividades foram realizadas nas seguintes etapas: visita ao município para observações ambientais, coleta de água e aplicação de questionários; informações essenciais para a composição de um diagnóstico inicial do município. Os resultados encontrados na análise da água coletada foram comparados aos valores de potabilidade determinados pela legislação brasileira. Após a obtenção dos resultados, foram desenvolvidas com a comunidade ações em Educação Ambiental, orientando os moradores para o uso racional dos recursos hídricos, preservação dos mananciais e sugestões para armazenamento adequado da água de consumo humano. A aceitação dos moradores para com as atividades desenvolvidas demonstra que houve interesse e contribuição efetiva para a incorporação de hábitos de preservação e uso racional dos recursos hídricos, com atenção para sugestões de manutenção da qualidade da água consumida, aspecto indispensável para a saúde e bem estar da população local.
Descrição: ROCHA, M. A. de A. Educação ambiental aplicada à qualidade da água para consumo humano na zona rural de Lagoa Seca – PB. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5055
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marco Antônio de Araújo Rocha.pdfMarco Antônio de Araújo Rocha617.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.