Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5056
Título: As novas tecnologias a serviço da religião: limites e possibilidades
Autor(es): Vieira, Mércio Aurélio Almeida
Palavras-chave: Novas tecnologias
Evangelização
Igreja Católica
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: O presente artigo descreve a utilização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas de evangelização para a Igreja Católica. Analisa as mudanças na comunicação e na visão da Igreja Católica sobre os meios digitais para adaptar sua mensagem à cibercultura. Portanto, tem como objetivo apresentar o uso das novas tecnologias, pela religião católica, como uma possibilidade à serviço da formação dos alunos.Nesse sentido, a evangelização, por sua vez, por estar também interligada nesse cenário, não deve ser vista como um processo estagnado, alheia a isso, ou como sendo um projeto ideológico à parte. Ela não só faz parte como pode apresentar à educação, caminhos de seguir aliada num projeto maior de formação dos sujeitos.Isto posto, considerando todo esse cenário contextual, por que não utilizarmos as novas tecnologias na Igreja Católica de uma maneira mais efetiva para a evangelização?Na fundamentação teórica deste artigo, autores, como: Barros e D'Ambrosio (1998), Moran (2010), Masseto (2007),Spadaro (2012),dentre outros, foram utilizados, dando a este trabalho acadêmico seu caráter de cientificidade.O resultado deste artigo científico deixa evidente que existe uma pré-disposição da Igreja em conhecer e utilizar as novas tecnologias em sala de aula. Esta migração da comunicação tradicional na Igreja para com o uso das novas tecnologias pelos seus membros ainda se posiciona no seu estágio inicial. Todavia, trata-se um processo reconhecidamente irreversível.
Descrição: VIEIRA, M. A. A. As novas tecnologias a serviço da religião: limites e possibilidades. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5056
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mércio Aurélio Almeida Vieira.pdfMércio Aurélio Almeida Vieira485.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.