Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5057
Título: Formação de conceito sobre a natureza científica utilizando a teoria de P. Ya. Galperin a partir da história da Química
Autor(es): Araújo, Robson Fágner Ramos de
Palavras-chave: História da Química
Conhecimento científico
Ensino de Química
Teoria de Galperin
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: Esta pesquisa é resultado de uma investigação, que teve como principal objetivo analisar a formação dos conceitos que estudantes do ensino médio possuem sobre a natureza do conhecimento científico a partir de episódios relacionados aos “sonhos” presentes na História da Química, utilizando a Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais e dos conceitos proposta por Galperin. Nesse sentido buscou-se compreender as implicações pedagógicas desta teoria, como mecanismo de internalização das ações externas em internas. Para tanto, foi aplicado uma sequência didática em uma turma do 3º ano do ensino médio em uma escola estadual da cidade de Campina Grande – PB. Os resultados apontam as possibilidades de formação da nova habilidade por meio da assimilação das etapas operacionais orientadas pela Base Orientadora da Ação – B.O.A, nas atividades desenvolvidas no espaço escolar a partir da utilização de um novo conceito formado para a vida em sociedade, bem como na compreensão do processo no desenvolvimento científico.
Descrição: ARAÚJO, R. F. R. de. Formação de conceito sobre a natureza científica utilizando a teoria de P. Ya. Galperin a partir da história da Química. 2014. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5057
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robson Fágner Ramos de Araújo.pdfRobson Fágner Ramos de Araújo1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.