Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5061
Título: Estudo da remoção da sílica dissolvida para fins de pré-tratamento de sistemas com membranas
Autor(es): Porto, Kamila Freitas
Palavras-chave: Dessalinização da água
Remoção da sílica
Água sintética
Qualidade da água
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: Visando a problemática da disponibilidade hídrica, a dessalinização de águas através de processos com membranas surge como uma das alternativas para amenizar o problema da escassez, produzindo água de boa qualidade para o consumo humano, porém nos processos de separação com membranas, uma das maiores dificuldades são as incrustações (scaling) das membranas. De todas as substâncias conhecidas por apresentarem potencial de incrustação, a sílica é a mais preocupante, pois não há um pré-tratamento considerado adequado. Este trabalho descreve os resultados da pesquisa realizada no estudo do pré-tratamento de águas sintéticas para a remoção da sílica, seguido da caracterização destas, tendo em vista que as águas subterrâneas do semiárido brasileiro apresentam este constituinte nocivo para as membranas de osmose inversa, necessitando de pré-tratamentos eficazes para sua remoção e/ou diminuição. O pré-tratamento estudado consiste na adição de hidróxido de sódio à água sintética contendo cálcio, magnésio e sílica para a diminuição da concentração da sílica através da precipitação de silicato de magnésio e hidróxido de magnésio, no qual a sílica é adsorvida. Os parâmetros avaliados foram a concentração inicial da sílica, a dureza total da solução, a relação entre as concentrações de magnésio e cálcio e a temperatura da solução. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que foram alcançados até, aproximadamente, 95% de remoção da sílica.
Descrição: PORTO, K. F. Estudo de remoção da sílica dissolvida para fins de pré- tratamento de sistemas com membranas. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5061
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kamila Freitas Porto.pdfKamila Freitas Porto1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.