Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5062
Título: Controle de qualidade da água de uma cidade de pequeno porte do estado da Paraíba
Autor(es): Pedrosa, Marcella Santos
Palavras-chave: Tratamento de água
Controle de qualidade
Qualidade físico-química
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: Sabe-se da importância de se tratar a água destinada ao consumo humano, pois, a mesma é capaz de veicular grande quantidade de contaminantes físico-químicos, cujo consumo tem sido associado a diversos problemas de saúde. Assim, é necessário saber se a qualidade da água destinada ao consumo humano, responde as exigências da legislação. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o controle de qualidade da água tratada que abastece uma cidade de pequeno porte no estado da Paraíba. Foram coletadas amostras de água em vários pontos distintos da cidade, para análise de determinação do pH com leitura direta no pHmetro, determinação da cor pelo método de leitura do colorímetro digital e determinação de turbidez utilizando o método do Turbidímetro digital. Os resultados das análises para o pH, no período chuvoso, meses de janeiro e junho, não atenderam ao padrão exigido pela legislação. Para turbidez, todas as amostras encontraram-se de acordo com os padrões exigidos pela legislação. Os valores obtidos para as análises da cor, no período chuvoso, meses de janeiro e junho, apresentaram valores acima do valor máximo permitido pela legislação. Nos períodos chuvosos, as alterações presentes são associadas a um maior fluxo de água, sendo necessária maior atenção para as alterações que a água sofre para um controle futuro adequado.
Descrição: PEDROSA, M. S. Controle de qualidade da água de uma cidade de pequeno porte do estado da Paraíba. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5062
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcella Santos Pedrosa.pdfMarcella Santos Pedrosa825.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.