Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5069
Título: A questão agrária na Paraíba: uma análise histórica sobre a consolidação da CPT-PB
Autor(es): Luna, Emmanuel Paulino de
Palavras-chave: Questão agrária
Pobres do campo
Reforma agrária
Data do documento: 11-Set-2014
Resumo: Os estudos sobre conflitos do campo na Paraíba, como em todo país, possuem diversos trabalhos nos anos recentes, a partir de perspectivas teóricas diversas, mergulhadas nas mais variadas áreas das ciências humanas. O nosso objetivo neste artigo, é tecer uma breve análise sobre a questão agrária no Brasil, visualizando os conflitos agrários, que possibilitaram várias experiências de luta, das quais o campesinato brasileiro consolidou-se como classe social. Utilizamos enumeras abordagens, realizadas em diversas pesquisas, bem como os seus aspectos empíricos; contextualizando historicamente com o surgimento da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e sua atuação, contribuindo como mediadora e promotora da reforma agrária no Estado da Paraíba.
Descrição: LUNA, E. P. de. A questão agrária na Paraíba: uma análise histórica sobre a consolidação da CPT-PB. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5069
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emmanuel Paulino de Luna.pdfEmmanuel Paulino de Luna509.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.