Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5075
Título: Conservação e preservação no arquivo central do Tribunal de Justiça da Paraíba
Autor(es): Lucena, Danielle Gomes Vidal de
Palavras-chave: Preservação
Conservação
Arquivo
Data do documento: 11-Set-2014
Resumo: Visa prolongar a vida útil dos documentos em suporte de papel, analisa algumas medidas para possíveis soluções, no que diz respeito aos documentos do Arquivo Central do Tribunal de Justiça da Paraíba. Mostra que o desequilíbrio dos fatores físicos ajudam na degradação do acervo, provocando grandes danos aos documentos. Aponta então, políticas de conservação e preservação. Hipoteticamente, parte da ideia que a conservação e preservação documental no Arquivo Central do TJ – PB não garantem a vida útil dos documentos. Utiliza-se a abordagem qualitativa, do tipo descritiva. As informações coletadas foram reunidas através de entrevista semi-estruturada, observação direta, incluindo fotos tiradas do local. Posteriormente, segue uma linha de investigação para identificar os problemas que de fato ocorrem no acautelamento do acervo, pois os resultados são de suma relevância para a instituição e para a sociedade. Como alternativa economicamente viável e correta, a conservação preventiva é cogitada como princípio de intervenção mínima no documento. Contudo, a análise nos mostra que há muito a ser feito no Arquivo Central, uma vez que não foi detectada nenhuma política efetiva de conservação e preservação, ocasionando assim, em perdas para a memória da sociedade.
Descrição: LUCENA, Danielle Gomes Vidal de. Conservação e preservação no arquivo central do Tribunal de Justiça da Paraíba. 50f. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5075
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Gomes Vidal de Lucena.pdfDanielle Gomes Vidal de Lucena2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.