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dc.contributor.authorGama, Claudeam Martins da-
dc.date.accessioned2014-09-12T14:06:15Z-
dc.date.available2014-09-12T14:06:15Z-
dc.date.issued2014-09-12-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5087-
dc.descriptionGama, C. M. da. Evolução do pensamento geográfico e reflexos na geografia científica e escolar brasileira. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é um esboço acerca da institucionalização da Geografia escolar e científica no Brasil, a partir da verificação de muitas lacunas atinentes aos reflexos da evolução do pensamento geográfico sobre a construção da Geografia científica e escolar no Brasil. Tal reflexão é pertinente na medida em que se faz necessário ao licenciado se posicionar frente aos desafios do ensino da Geografia na atualidade, sobretudo porque num mundo globalizado e fragmentado, cada vez mais complexo, o professor tem de ser capaz de mediar o ensino na perspectiva de formar cidadãos reflexivos, capazes de compreender sua própria realidade, tendo em vista a dinâmica espacial entre as escalas local/global e global/local; e tem de se portar como um agente atuante na construção/formação de um espaço geográfico solidário. Mas, para que isto aconteça, se faz necessário que o docente de Geografia construa uma boa formação. Portanto, o estudo da epistemologia da Geografia e da evolução do pensamento geográfico e seus reflexos no ensino, na escola brasileira, é de extrema importância para a formação do profissional da geografia, pois a pluralidade teórico–metodológica das propostas no campo pedagógico do ensino poderá, de certo modo, se tornar uma armadilha, fazendo com que o ensino Tradicional da disciplina em comento se imponha frente às outras propostas (socioconstrutivismo, psicogenética, humanista, crítica). Fez-se mister, portanto, uma breve revisão bibliografia sobre a evolução do pensamento geográfico e seus reflexos no ensino de Geografia no Brasil, objetivando ressaltar a importância da formação do professor, especialmente da base epistemológica de sua formação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Josandra Araujo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectFormação Epistemológicapt_BR
dc.subjectLicenciado em Geografiapt_BR
dc.titleEvolução do pensamento geográfico e reflexos na geografia científica e escolar brasileirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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