Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5091
Título: Considerações acerca das meditações metafísicas cartesianas
Autor(es): Colaço, Maria Aliete
Palavras-chave: Metafísica
Conhecimento
Verdade
Razão
Data do documento: 12-Set-2014
Resumo: As Meditações Metafísicas formam no seu conjunto um trabalho intelectual, desenvolvido pelo filósofo René Descartes. Observa-se que o autor não mediu esforços para alcançar o objetivo de fundar uma ciência primeira que pudesse servir de base, de alicerce verdadeiro e indubitável, para as demais ciências, conservando o vínculo religioso que lhe era peculiar, obtido em sua formação escolar e familiar. Nosso trabalho possui três termos norteadores: Conhecimento, Verdade e Razão, os quais serão trabalhados seguindo uma ordem lógica. Ele obedece a sequência que se encontra nas Meditações Metafísicas. Descartes é considerado o pai da filosofia moderna; com ele configurou-se uma nova maneira de saber sobre o homem e o mundo. Sobremaneira o homem passou a ocupar o centro do conhecimento. A partir de sua filosofia surgiu também um forte interesse pelo conhecimento matemático. Com ele poder-se-ia explicar melhor todos os fenômenos da natureza.
Descrição: Colaço, M. A. Considerações acerca das meditações metafísicas cartesianas. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5091
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aliete Colaço.pdfMaria Aliete Colaço623.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.