Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5093
Título: Apologia à não-existência em dois poemas de Álvaro de Campos: "Tabacaria" e "Lisbon Revisited"
Autor(es): Souza, Kalígina Carla Bazilio de
Palavras-chave: Filosofia
Literatura
Existencialismo
Autenticidade
Data do documento: 12-Set-2014
Resumo: O século XX, foi marcado por grandes conflitos e nesse período ocorreram as duas Grandes Guerras Mundiais, entre outros grandes acontecimentos. Nesse mesmo período, grandes intelectuais surgiram e participaram avidamente da história. A exemplo disso, temos nomes como o poeta português Fernando Pessoa e o filosofo francês Jean- Paul Sartre. Pessoa foi um poeta autêntico, que se desdobrou em vários "eus" heterônimos, entre esses está o poeta sensacionista Álvaro de Campos, que em poesias como: Tabacaria e Lisbon Revisited, revela condição do homem moderno, esse sujeito complexo que se angústia diante da sua existência e que a todo instante busca a negação da sua existência como algo autêntico. Em paralelo a este poeta evidencia-se o filosofo Jean- Paul Sartre, conhecido como o "papa" do existencialismo, que em sua filosofia, pensa a relação entre filosofia e vida de modo muito forte. O existencialismo Sartreano como humanismo pagão, é uma forma de pensar a filosofia e vida, ele combina a fenomenologia de Hurssel, o pensamento de Heidegger e Marxismo. Tomamos como suporte teórico, a filosofia de Sartre, para assim defendermos a não- existência como algo autêntico do eu- lírico do poema "Tabacaria" e "Lisbon Revisited".
Descrição: Souza, K. C. B. de. Apologia à não-existência em dois poemas de Álvaro de Campos: "Tabacaria" e "Lisbon Revisited". 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5093
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kalígina Carla Bazilio de Souza.pdfKalígina Carla Bazilio de Souza472.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.