Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5099
Título: Crescimento e produção de amendoim (Arachis hypogaea L.) BR-1 em função da aplicação diferenciada de biofertilizantes
Autor(es): Vieira, Ianne Gonçalves Silva
Palavras-chave: Planta oleaginosa
Fertilizante
Produção agrícola
Data do documento: 16-Set-2014
Resumo: O amendoim (Arachis hypogaea L.) é originário do Brasil e de países fronteiriços, como Paraguai, Bolívia e Norte da Argentina. O objetivou-se na pesquisa analisar o crescimento e a produção do amendoinzeiro em função da aplicação diferenciada de biofertilizantes. Foram estudados os efeitos de 3 tipos de biofertilizante à base de esterco bovino (T1 - não enriquecido; T2 - enriquecido com farinha de rocha e cinza de madeira e T3 - enriquecido com farinha de rocha, leguminosa(Phaseolus vulgaris L.) e cinza de madeira) em 6 concentrações diferentes (C1 = 0 ml L-1; C2 = 35 ml L-1; C3 = 70 ml L-1; C4 = 105 ml L-1; C5 = 140 ml L-1 e C6: 175 ml L-1), aplicados via área foliar no crescimento e na produção do amendoim BR-1. O experimento foi realizado em condições de campo na Estação Experimental Agroecológica do Centro de Ciências Humanas e Agrárias, Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba, em Catolé do Rocha-PB. O solo da área experimental é classificado como Neossolo Flúvico de textura franco-arenosa. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso possuindo 18 tratamentos com esquema fatorial 3x6 e quatro repetições, totalizando 72 parcelas experimentais. A água para suprimento da irrigação teve como fonte um aqüífero, poço amazonas próximo ao local do experimento. As adubações de cobertura foram feitas em intervalos de 10 dias entre uma aplicação e a seguinte, foram feitas ao longo do ciclo do amendoim 7 aplicações via área foliar. Os biofertilizantes foram produzidos, de forma anaeróbia, em biodigestores formados por recipientes plásticos, com tampa roscada, com capacidade individual para 240 litros. O amendoim foi irrigado pelo sistema localizado por gotejamentode um poço amazonas situado próximo à área experimental, onde as irrigações foram monitoradas uma vez ao dia de um poço amazonas situado próximo à área experimental. Ao término do experimento as conclusões obtidas foram queo aumento da concentração de biofertilizante não necessariamente significou aumento da área foliar do amendoim; a produção da biomassa da planta requereu maior concentração de biofertilizante para atingir o valor máximo do que a produção propriamente dita do amendoim; o crescimento do amendoim BR-1 não sofreu efeitos significativos dos diferentes tipos de biofertilizantes; o enriquecimento do biofertilizante com farinha de rocha, leguminosa (Phaseolus vulgaris L.) e cinza de madeira favoreceu o número e peso de grãos por vagem.
Descrição: VIEIRA, I. G. S. Crescimento e produção de amendoim (Arachis hypogaea L.) BR-1 em função da aplicação diferenciada de biofertilizantes. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5099
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ianne Gonçalves Silva Vieira.pdf828.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.