Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5100
Título: Efeito residual da adubação com casca de mamona e fertilizante químico no cultivo da mamoneira
Autor(es): Silva, Francisco Evandro de Andrade
Palavras-chave: Ricinus communis L.
Adubos orgânicos
Cultivo de plantas
Data do documento: 16-Set-2014
Resumo: Objetivou-se com esse trabalho analisar o crescimento e desenvolvimento vegetativo da mamoneira BRS Energia sob efeito residual da adubação com casca de mamona e fertilizantes químicos. O experimento foi realizado na UEPB/Campus IV, em 2009. Cultivada em vasos plásticos de 60 L. Os tratamentos consistiram de uma combinação fatorial de duas formas de utilização da casca de mamona (natural e moída) na quantidade de 3 t ha-1 e quatro doses de Nitrogênio (0, 30, 60, 90 Kg ha-1), aplicado no cultivo anterior, em delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições. As doses crescentes de nitrogênio foram repetidas no experimento atual, exceto a casca de mamona e as doses fixas de fósforo usadas anteriormente, na quantidade de 30 Kg ha-1. O efeito residual entre os tipos de casca proporcionaram diferenças significativas para área foliar média por folha, diâmetro caulinar e altura de planta. A adubação com casca moída superou a natural. O incremento da fertilidade do solo pode ser feito com o resíduo casca de mamona, gerado da própria produção agrícola desta oleaginosa, propiciando assim a ciclagem de nutrientes.
Descrição: SILVA, F. E. A. Efeito residual da adubação com casca de mamona e fertilizante químico no cultivo da mamoneira. 2014. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5100
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Evandro de Andrade Silva.pdf576.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.