Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5102
Título: Las Actividades con canciones: análisis y reflexiones sobre aspectos socioculturales en libros didácticos
Autor(es): Barbosa, Yeman Omar Zapata
Palavras-chave: Canciones
Libro Didáctico
Herramientas de Enseñanza
Lengua Extranjera
Data do documento: 16-Set-2014
Resumo: As canções, por serem objetos culturais de extrema relevância, tem sido muito comuns como ferramenta de ensino em língua estrangeira. No ensino de espanhol, as canções são costumeiramente utilizadas nos livros didáticos, dentre outras justificativas, com o objetivo de atender à abordagem sóciocultural proposta nos documentos oficiais acerca do ensino de língua espanhola. Neste trabalho, temos como objetivos realizar uma investigação mais detalhada acerca do que dizem os documentos oficiais sobre uma abordagem cultural no uso de objetos distintos para o ensino de língua estrangeira, em especial das canções. Assim, como observaremos nos livros didáticos do ensino fundamental II e médio, a recorrência de uma abordagem coerente ao que é proposto nestes documentos, avaliando, deste modo, que livros e quais atividades parecem mais adequados ao propósito estabelecido pela perspectiva sociocultural, intercultural e pluricultural do ensino de língua estrangeira. Para cumprir nossos objetivos, fizemos uma pesquisa de cunho descritivo-interpretativista, qualitativa e quantitativa, a partir de seis coleções de livros do ensino fundamental e médio, todas adotadas pelo PNLD. Nas nossas conclusões, observamos que a maioria dos livros, entretanto, continua a trabalhar com uma perspectiva mais estrutural de língua, não focando outros aspectos culturais nas atividades previstas a partir das canções.
Descrição: Barbosa, Y. O. Z. Las Actividades con canciones: análisis y reflexiones sobre aspectos socioculturales en libros didácticos. 2014. 73f. Monografia (Especialização em Língua e Literatura Espanholas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5102
Aparece nas coleções:I - ELLE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yeman Omar Zapata Barbosa.pdfYeman Omar Zapata Barbosa14.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.