Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5113
Título: O perfil profissional dos egressos do curso de arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Mendes, Daysiane Soares
Palavras-chave: Perfil profissional
Arquivista
Mercado de trabalho
Habilidades
Data do documento: 18-Set-2014
Resumo: Este trabalho aborda a temática do perfil profissional do arquivista no século XXI. O seu objetivo geral foi analisar o perfil dos alunos egressos do curso de Arquivologia da UEPB, mediante as competências e habilidades abordadas na formação profissional. Diante disso, empregou-se a metodologia descritiva, em uma abordagem quali-quantitativa, adotando o questionário como o instrumento de coleta de dados. Para a fundamentação teórica, utilizou-se Chiavenato (2003), Valentim (2000), Ferreira (2003), Souza (2011), entre outros. Os resultados direcionam para um perfil, no qual, o arquivista é atuante no mercado de trabalho e está cada dia mais preocupado com a sua qualificação. Ademais, percebeu-se que os alunos egressos estão realizados com a profissão, apesar das exigências do mercado de trabalho e a pouca visibilidade do arquivo dentro das instituições. Conclui-se que o arquivista é um profissional que deve está em constante transformação, persistindo sempre na atualização das habilidades e competências para atender ao mercado cada vez mais exigente. Outrossim, percebeu-se ainda, que a universidade investigada está conseguindo, de modo geral, atender as necessidades da formação dos seus discentes.
Descrição: MENDES, D. S. O perfil profissional dos egressos do curso de arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba. 2014. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5113
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daysiane Soares Mendes.pdfDaysiane Soares Mendes1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.