Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5115
Título: Memória e acesso à informação, fora de cartaz no Arquivo do Theatro Santa Roza
Autor(es): Rufino, Kássia Camila Ribeiro
Palavras-chave: Theatro Santa Roza
Memória
Acesso à informação
Data do documento: 18-Set-2014
Resumo: Dentre os diversos estudos realizados na área de Arquivologia, uma das temáticas de grande pertinência é o estudo do potencial dos arquivos enquanto auxiliadores na formação da memória social. Nesse sentido esta pesquisa tem por objetivo compreender como a gestão documental e o acesso à informação podem auxiliar no processo de construção da memória social. Utilizamos como aporte teórico principal às considerações acerca dos conceitos de arquivo, memória e acesso à informação, os autores Rousseau e Couture (1998), Mariz (2012), Jardim (1995), Delmas (2010), Michael Pollak (1992) e Maurice Halbwachs (1989), os quais foram indispensáveis para compreensão e identificação dos vários discursos que se entrelaçam na temática abordada. A pesquisa de base bibliográfica e documental realizou-se no arquivo do teatro considerado o mais antigo em funcionamento da capital paraibana, o Teatro Santa Roza. Neste estudo as análises apontam que a falta de conhecimento dos procedimentos técnicos-arquivisticos por parte dos gestores e funcionários da instituição, influem diretamente na gestão documental do acervo e, consequentemente, acabam por dificultar o acesso à informação.
Descrição: RUFINO, K. C. R. Memória e acesso à informação, fora de cartaz no Arquivo do Theatro Santa Roza. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5115
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kássia Camila Ribeiro Rufino.pdfKássia Camila Ribeiro Rufino1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.