Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5118
Título: Efeitos da laserterapia de baixa potência no tratamento das rugas periorbiculares em idosos
Autor(es): Rodrigues, Crislânia Silva
Palavras-chave: Rugas
Laserterapia
Estética
Data do documento: 22-Set-2014
Resumo: O envelhecimento é um processo natural do organismo, irreversível, que ocorre ao longo dos anos, envolvendo tanto fatores intrínsecos como fatores extrínsecos. O presente estudo objetivou verificar os efeitos da laserterapia de baixa potência no tratamento das rugas periorbiculares em idosos. Realizou-se um estudo quase experimental, no qual foi analisado a ação da laserterapia de baixa potência (100mW) e comprimento de onda de 650nm, de forma pontual, com energia depositada de 3J por 30 segundos em 7 pontos das rugas, durante 10 sessões, em seguida foram realizadas avaliações através de fotografias e escalas, verificando os aspectos qualitativos e quantitativos dos protocolos utilizados na pesquisa para a melhora das rugas. A amostra foi composta por 6 adultos voluntários da UAMA (Universidade Aberta a Maturidade) e da Clínica Escola de Fisioterapia, na cidade de Campina Grande – PB, com faixa etária entre 64 e 73 anos em que apresentavam rugas na região periorbicular dos olhos. Os resultados foram discrepantes, pois na percepção das voluntárias demonstraram ser bons, porém do ponto de vista dos avaliadores externos os resultados foram baixos. Dessa forma diante das limitações metodológicas, podemos concluir que o laser de 650nm com energia de 3J foram insuficientes, para de forma visual, promover uma melhora nos sinais clínicos das rugas.
Descrição: RODRIGUES, C. S. Efeitos da laserterapia de baixa potência no tratamento das rugas periorbiculares em idosos. 2013. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5118
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Crislânia Silva Rodrigues.pdfCrislânia Silva Rodrigues455.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.