Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5119
Título: Avaliação postural através da biofotogrametria em gestantes com dor lombar: caso-controle
Autor(es): Silva, Yanna Ferreira da
Palavras-chave: Postura
Gestante
Lombalgia
Data do documento: 22-Set-2014
Resumo: As alterações fisiológicas decorrentes do desenvolvimento fetal acabam por repercutir na postura da gestante, podendo ocasionar desconfortos corporais ao longo da gravidez. A dor lombar é a mais freqüente entre as gestantes, ocasionando limitações físicas. O objetivo do presente estudo foi avaliar as alterações posturais em gestantes com dor lombar. Realizou-se um estudo caso-controle, com abordagem quantitativa, na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba, com uma amostra de 30 gestantes as quais foram divididas em dois grupos: o de estudo constituído por 17 gestantes com queixa de dor lombar e o grupo controle, com 13 gestantes sem dor lombar. Para a coleta de dados, primeiramente foi realizada entrevista para preenchimento de um questionário contendo dados sociodemográficos, hábitos de vida e características obstétricas, logo após foram verificadas as medidas antropométricas; no segundo momento, realizada a avaliação física com testes musculoesqueléticos; e, no último momento, a avaliação postural, através da biofotogrametria. Os dados foram submetidos à análise da estatística descritiva e inferencial, sendo utilizados os testes Qui-Quadrado e Mann Whitney. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UEPB, sob protocolo nº 0337.0.133.000-12. O grupo com dor lombar apresentou média etária de 21,82±5,46 anos, sendo que 52,94% estavam no terceiro trimestre de gestação. O grupo controle obteve média da idade de 26,69±5,73 anos, sendo que a maioria estava no segundo trimestre (46,15%). Em relação à avaliação postural, as estruturas que mais apresentaram diferenças entre os grupos foram as alturas das espinhas ilíacas pôstero-superiores, a flecha cervical, a diferença entre a altura dos acrômios, das espinhas ilíacas ântero superiores e pôstero superiores, e o aumento do ângulo tíbio társico. Diante dos resultados apresentados, pode-se inferir que a dor lombar está associada às alterações posturais decorrentes da gravidez, e essas alterações podem causar limitações físicas e funcionais na vida diária da mulher.
Descrição: SILVA, Y. F. da. Avaliação postural através da biofotogrametria em gestantes com dor lombar: caso-controle. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5119
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yanna Ferreira da Silva.pdfYanna Ferreira da Silva773.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.