Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/512
Título: Avaliação da propriocepção do joelho em praticantes de musculação
Autor(es): Anjos, Sérgio Mendonça dos
Palavras-chave: Propriocepção
Fadiga muscular
Musculação
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: A propriocepção consiste em um mecanismo complexo que envolve as vias aferentes e eferentes com o objetivo de informar ao individuo a sensação de movimento e da posição articular para promover a estabilidade da articulação. Pode ser avaliada através da cinestesia, senso de posição articular (SPA), equilíbrio e coordenação. A capacidade proprioceptiva do indivíduo pode ser alterada negativamente em situações de lesão ou fadiga muscular, acarretando em maiores riscos de alterações posturais, quedas e no surgimento de novas lesões por instabilidade articular. Estes eventos estão relacionados com a prática de atividade física, comumente realizada em academias de ginástica, onde a condição de fadiga muscular é comumente encontrada. O presente artigo tem como objetivo avaliar a capacidade proprioceptiva do joelho dos praticantes de musculação em uma academia da cidade de Campina GrandePB. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, analítico e descritivo com uma abordagem quantitativa dos dados. Participaram da pesquisa 15 indivíduos praticantes de musculação há pelo menos três meses e que não apresentavam históricos de lesões de joelho, bem como que não realizavam outro tipo de atividade física. Os grupos A, B e C constituíram-se, respectivamente, pelos indivíduos praticantes dos exercícios de membros inferiores (MMII) em duas, três ou mais de três ocasiões semanais. A avaliação foi realizada por meio do teste do senso de posição articular antes e após o treino de MMII na academia, comparando-se o erro relativo e o absoluto do reposicionamento angular ativo nestas duas etapas. Resultados e Discussão: Foi observado nas duas amplitudes testadas um aumento no erro absoluto e relativo nos grupos B e C, onde estes continham os participantes que exercitavam os MMII com maior frequência e integrantes do gênero feminino, associando-se, supostamente, o nível de treinamento de MMII a esta condição de maior erro, devido às mulheres exercitarem de forma mais intensa este segmento do que os homens. Conclusão: Verifica-se uma provável influência negativa da atividade de musculação no mecanismo proprioceptivo do joelho, desde que esta ocasione fadiga muscular.
Descrição: ANJOS, S. M. dos. Avaliação da propriocepção do joelho em praticantes de musculação. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/512
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sérgio Mendonça dos Anjos.pdfSérgio Mendonça dos Anjos500.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.