Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5122
Título: Avaliação farmacoterapêutica de pacientes hipertensos e/ou diabéticos no distrito de Galante-PB
Autor(es): Pereira, Erislânio Vitor Guimarães
Palavras-chave: HIPERDIA
Atenção farmacêutica
Saúde do idoso
Administração de medicamentos
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) são Doenças Crônicas Não Transmissíveis que manifestam características comuns e são de fácil diagnóstico. Geralmente, essas patologias acometem pacientes com idade superior a 40 anos. Os portadores de HAS e DM são orientados a se cadastrarem no programa de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA). O objetivo desse estudo foi identificar os Resultados Negativos Associados a Medicamentos (RNM’s), classificar os diferentes tipos encontrados, bem como distribuir a amostra estudada de acordo com as DNCT, gênero e verificar a faixa etária mais frequente dos pacientes usuários do HIPERDIA. O estudo foi do tipo documental com abordagem quantitativa e descritiva realizado entre fevereiro a junho de 2013 nos pacientes cadastrados no Programa HIPERDIA no Distrito de Galante-PB. Durante o período da pesquisa foram avaliados 344 pacientes, sendo 102 pacientes portadores de RNM’s que variou de 1 a 3 tipos por paciente. A faixa etária predominante foi dos pacientes que apresentou idade entre 60 a 69 anos. Após a conclusão do período de estudo, percebeu-se a importância do acompanhamento farmacoterapêutico na identificação dos possíveis RNM’s e na resolução dos mesmos, uma vez que o serviço de Atenção Farmacêutica (AF) prestado aos pacientes por fornece informações que contribuem para uma melhor qualidade de vida dos pacientes.
Descrição: PEREIRA, E. V. G. Avaliação farmacoterapêutica de pacientes hipertensos e/ou diabéticos no distrito de Galante-PB. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5122
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erislânio Vitor Guimarães Pereira.pdfErislânio Vitor Guimarães Pereira409.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.