Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5123
Título: Influência da manobra de compressão-descompressão: uma abordagem fisioterapêutica na UTI neonatal
Autor(es): Oliveira, Danielle Margarida Ramos de
Palavras-chave: Recém-nascido
Unidade de terapia Intensiva
Reexpansão pulmonar
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: O período neonatal é considerado de grande vulnerabilidade. É na primeira semana de vida que se concentram 25% das mortes infantis no País (LANSKY S et al., 2009). A maioria das doenças respiratórias neonatais manifesta-se nas primeiras horas de vida, por sinais de desconforto respiratório. Estas afecções respiratórias induzirão os neonatos a necessitarem de tratamento em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. No presente estudo a intervenção foi realizada utilizando a manobra de compressão/descompressão, objetivando verificar a eficácia da técnica nos neonatos de alto risco, internados na unidade de terapia intensiva do Hospital Fundação Assistencial da Paraíba da cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo experimental, intervencionista, com amostra de 20 neonatos com sinais de desconforto respiratório e diagnóstico de patologias respiratórias. Todos os neonatos selecionados receberam a manobra de compressão/descompressão por 9 minutos, tendo os parâmetros (FC, FR e SPO 2 ) avaliados no repouso, 3 0 , 6 0 e 9 0 minuto, e no 10 0 após o término da intervenção. Os dados numéricos foram descritos sob a forma de média e desvio-padrão, e as variáveis categóricas, sob a forma de percentual. A análise de variância usou ANOVA de 1º via, com teste Post Hoc Tukey, para verificar o efeito do tempo na FC, FR e SpO2. Foi considerada significância estatística de p<0,05. As informações estatísticas foram obtidas por aplicativo estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 19.0. Dados da amostra comprovaram que a SPO foi significante com p < 0,02, e FC e FR não foram considerados estatisticamente significantes, mas houve uma diminuição da FC quando comparado o repouso e 10’ após a intervenção. Diante do exposto conclui-se que a manobra incrementa a oxigenação do neonato.
Descrição: OLIVEIRA, D. M. R. de. Influência da manobra de compressão-descompressão: uma abordagem fisioterapêutica na UTI neonatal. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5123
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Margarida Ramos de Oliveira.pdfDanielle Margarida Ramos de Oliveira777.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.