Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5124
Título: Uso de oficinas voltadas a promoção de saúde de idosos hipertensos sob a perspectiva dos facilitadores
Autor(es): Sousa, Yauama Régia Formiga de
Palavras-chave: Promoção da saúde
Saúde do idoso
Hipertensão
Oficinas de grupo
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: Este trabalho constitui-se de um relato de experiência cujo objetivo foi investigar o uso de oficinas de grupo com idosos hipertensos. Apresentou cunho qualitativo com abordagem intervencionista, sendo realizado através de dez oficinas com idosos com média de idade de 67,78 anos (nove mulheres e um homem). As oficinas de grupo oferecem um espaço dinâmico para orientação, reflexão e debates, além de chamar a atenção para o caráter transformador das atividades educativas para os idosos favorecendo o envelhecimento bemsucedido. As atividades em grupo são instrumentos de produção de conhecimento, favorecendo a participação, a troca de experiências e a expressão de sentimentos, além de promover fontes de apoio e suporte social. As temáticas trabalhadas estavam vinculadas a hipertensão arterial sistêmica e mudança de estilo de vida, como: uso de medicação, alimentação saudável, atividade física no cotidiano, apoio social, memória, estresse, ansiedade e autoestima. Dessa forma, as intervenções realizadas promoveram reflexão a respeito da adoção de um estilo de vida saudável, mudança nos hábitos alimentares e comportamentais para o controle da hipertensão. Dessa forma, a vivência ocasionada pelas atividades das oficinas em grupo contribui para um espaço propício à educação e promoção da saúde de pessoas idosas.
Descrição: SOUSA, Y. R. F. de. Uso de oficinas voltadas a promoção de saúde de idosos hipertensos sob a perspectiva dos facilitadores. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5124
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yauama Régia Formiga de Sousa.pdfYauama Régia Formiga de Sousa345.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.