Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5125
Título: Aplicação do RTQ-C para o sistema de condicionamento de ar do Centro de Integração Acadêmica da UEPB
Autor(es): Leite, Leandro Romualdo
Palavras-chave: Energia elétrica
RTQ-C
Eficiência energética
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: O conceito de sustentabilidade está cada vez mais presente em todas as discussões sobre desenvolvimento. Para atender esta necessidade, a busca por novos conceitos e soluções de eficiência tem sido constantes. Estudos indicam que a demanda por energia vai aumentar consideravelmente nos próximos anos e a crise energética de 2001, no Brasil, proporcionou uma indicação do tamanho do impacto que a falta de energia pode causar. A partir disso, foi desenvolvida a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, regulamentada pelo Decreto nº 4059 de 19 de dezembro de 2001, que estabelece as medidas de níveis máximos de consumo de energia ou mínimos de eficiência energética, de máquinas e aparelhos consumidores de energia fabricados ou comercializados no país, bem como de edificações construídas. Esta etiquetagem pode ser realizada em toda a área de um edifício ou apenas em uma parte, sendo os métodos prescritivo ou de simulação utilizados neste processo. O trabalho consistiu na aplicação do RTQ-C, no sistema de condicionamento de ar, do Centrode Integração Acadêmica, no Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba, comparando a eficiência do projeto arquitetônico ea edificação construída. O método prescritivo que consta no regulamento foio método utilizado para a classificação da eficiência energética para o condicionamento de ar. Com os resultados obtidos foi observado que no que se refere à aplicabilidade do RTQ, o projeto do Centro de Integração Acadêmica possui eficiência nível E, enquanto a eficiência da edificação construída é nível D, esta diferença é atribuível a mudanças no projeto e aos aparelhos utilizados.
Descrição: LEITE, L. R. Aplicação do RTQ-C para o sistema de condicionamento de ar do Centro de Integração Acadêmica da UEPB. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5125
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Romualdo Leite.pdfLeandro Romualdo Leite1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.