Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5127
Título: Tratamento das rugas periorbuculares em idosos através da laserterapia 650 nm
Autor(es): Silva, Vanessa Nascimento da
Palavras-chave: Laserterapia
Rugas
Estética
Envelhecimento
Fisioterapia dermatofuncional
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: O envelhecimento é um processo natural, progressivo, gradual e irreversível, que somente pode ser desacelerado. O órgão que mais revela o envelhecimento é a pele, sendo também o mais acessível ao estudo dos processos que levam ao envelhecimento, e os sinais mais aparentes do envelhecimento são as rugas, resultantes do processo fisiológico de declínio das funções do tecido conjuntivo. A Fisioterapia Dermato Funcional atua nas disfunções que afetam a pele, como as rugas, visando atuar diretamente na capacidade funcional do sistema tegumentar do indivíduo. O Laser estimula alterações fisiológicas nos tecidos, além de outros efeitos, promove um aumento na produção de colágeno. Essa pesquisa objetivou analisar a ação da Laserterapia de baixa potência para o tratamento de rugas em idosos, por meio de fotografias e escalas para rugas, sendo observados os aspectos qualitativos e quantitativos dos diferentes protocolos empregados neste estudo, e foi caracterizada como sendo do tipo quase experimental. A amostra foi constituída por 6 voluntários, com faixa etária entre 61 e 73 anos que apresentavam rugas superficiais ou profundas na região periorbicular. A maioria das voluntárias apresentava insatisfação quanto as rugas periorbiculares. Os resultados foram discrepantes tendo em vista que na percepção das voluntárias quanto aos resultados foram moderados, mas no ponto de vista dos avaliadores externos foram baixos, dessa forma, diante das limitações metodológicas, podemos concluir que o uso do laser 650 nm com intensidade 1 J, foi insuficiente para de forma visual pudessem promover uma melhora nos sinais clínicos das rugas.
Descrição: SILVA, V. N. da. Tratamento das rugas periorbuculares em idosos através da laserterapia 650 nm. 2013. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5127
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Nascimento da Silva.pdfVanessa Nascimento da Silva811.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.