Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5128
Título: Consequências das dificuldades com números racionais na aprendizagem de função: Um estudo
Autor(es): Gonçalves, Dsângelo Maria Falcão
Palavras-chave: Números racionais
Função
Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: O presente estudo objetivou identificar e analisar os erros apresentados pelos alunos sobre o conteúdo de números racionais, que vão influenciar na aprendizagem do conteúdo de função no 1º Ano do Ensino Médio. O trabalho teve como respaldo teórico documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2006) e Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2006); estudiosos da matemática como Even (2002) e Dante (2005) e também autores que fundamentaram a análise dos erros cometidos pelos alunos ao realizarem atividades com números racionais, como Cury (2007), Souza (2002) e Silva (2012). Este estudo envolveu uma pesquisa participativa, utilizando quanto à análise de dados, uma abordagem predominantemente qualitativa, tendo como sujeitos os alunos de uma turma do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Melquíades Vilar, situada no município de Taperoá – PB. Quanto à organização, o trabalho está estruturado em quatro capítulos: O primeiro diz respeito aos fundamentos do ensino atual de função, as principais dificuldades apresentadas no seu ensino, a importância de outros conteúdos para sua aprendizagem e às justificativas para a escolha desse tema. Além disso, traçamos os objetivos deste estudo e o estudo metodológico adotado e a organização do trabalho. O segundo capítulo inicia-se com uma explanação teórica sobre análise de erros na visão de alguns autores segundo a educadora matemática Cury. Além disso, abordaremos a construção da aprendizagem a partir do erro, segundo diferentes autores. O terceiro capítulo traz uma apresentação do local e dos sujeitos da pesquisa e dos objetivos referente aos três momentos da pesquisa e consequentemente os seus resultados. Há também o relato das atividades aplicadas, com comentários das respostas dos alunos. Com o intuito de obter informações necessárias para respaldar ou contradizer a hipótese. Finalmente, no quarto capítulo, as considerações finais e algumas sugestões, que talvez possam possibilitar a melhoria do ensino-aprendizagem de Funções. Constatamos neste estudo, por meio da identificação dos erros dos alunos que existem lacunas na aprendizagem de números racionais, dificultando a aprendizagem de função.
Descrição: GONÇALVES, D. M. F. Consequências das dificuldades com números racionais na aprendizagem de função: Um estudo. 2014. 59f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5128
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dsângela Maria Falcão Gonçalves.pdfDsângela Maria Falcão Gonçalves2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.