Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/513
Título: Avaliação do equilíbrio em menopausadas sem uso de reposição hormonal e usuárias da Clínica Escola de Fisioterapia – UEPB
Autor(es): Morais, Roberta de Fátima Farias de
Palavras-chave: Menopausa
Estrógeno
Baropodometria
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: A menopausa é o momento da vida da mulher em que ocorre o último ciclo menstrual. O climatério representa a transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva, culminando num conjunto de alterações sistêmicas decorrente do déficit estrogênico, que tem ação sobre os neurônios envolvidos no equilíbrio. Objetivo: Este estudo procurou avaliar o equilíbrio estático e dinâmico em um grupo de menopausadas não usuárias da Terapia de Reposição Hormonal. Metodologia: Tratou-se de um estudo transversal e descritivo, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 11 menopausadas atendidas na Clínica Escola de fisioterapia da UEPB. Foram utilizados na coleta de dados o Questionário sócio-demográfico, a Escala de Equilíbrio de Berg e o Baropodômetro Eletrônico. Os dados foram analisados no Statiscal Package for the Social Sciences (SPSS), com valores expressos em porcentagem, média e desvio padrão. Resultados: Não foram identificadas alterações significativas no equilíbrio das mulheres menopausadas, visto que 36,36% da amostra obtiveram 55 pontos, sendo a máxima 56 pontos. Na análise baropodométrica, verificou-se diferença de 0,4 cm no deslocamento ântero-posterior do centro de gravidade, o mesmo não foi observado no sentido látero-lateral. Conclusão: As menopausadas estudadas não apresentaram alterações relevantes no equilíbrio, entretanto, tais resultados podem ter sido decorrentes da intervenção fisioterapêutica que elas são submetidas semanalmente. Fato este, que provavelmente contribuiu para a manutenção de um bom equilíbrio.
Descrição: MORAIS, R. de F. F. de. Avaliação do equilíbrio em menopausadas sem uso de reposição hormonal e usuárias da Clínica Escola de Fisioterapia – UEPB. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/513
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta de Fátima Farias de Morais.pdfRoberta de Fátima Farias de Morais544.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.